22 outubro 2008

The International Aquatic Plants Layout Contest



A cada dia que passa os Concursos de Aquapaisagismo vêm se tornando mais populares entre os aficionados por aquários plantados, mesmo que muitos de nós nunca tenhamos participado de um, com certeza todos já ouviram falar neles e se admiraram ao ver seus participantes com aquários estonteantes e cada vez mais elaborados. 



Meses e até anos de preparo, noites em claro imaginando, analisando, montando ou fazendo alterações nos Layouts, tudo para conseguir inovar, de cachoeiras e selvas a planícies gramadas, todos tentando sair vencedores destes que são os eventos máximos do mundo do AquaScaping.


E sendo assim nós não poderíamos deixar de falar sobre cada um dos principais concursos internacionais e brasileiros atualmente, começaremos hoje pelo mais famoso deles:


Cartaz de Divulgação do IAPLC 2006

O IAPLC não é só o mais concorrido concurso no mundo como é organizado pela maior e mais conceituada empresa do ramo de aquário plantados, a Aquarium Design Amano, ou ADA como é chamada pelos mais íntimos. Quem nunca se vislumbrou com os aquários do idealizador do Nature Aquarium e proprietário da ADA, Takashi Amano?

Desde o ano de 2001 a ADA vêm organizando o concurso e a cada ano que se passa o nível dos concorrentes só aumenta, sempre seguindo as últimas tendências do aquapaisagismo mundial, apresentando ao mundo as últimas novidades em plantas e técnicas de composição de Layouts, o que pode parecer que não, mas oscila muito no período de um ano, vários aquaristas que tiveram colocações de destaque numa edição, ficaram perdidos em meio às centenas de participantes no ano seguinte.





1º Lugar 2006 - Chen Yu Lin

O concurso é anual e as Inscrições podem ser feitas online preenchendo um formulário de inscrição com informações pessoais, setup do aquário e apenas uma foto frontal, sendo aceito apenas um layout por participante e é claro, apenas aquários plantados. O prazo final para submissão do aquário fica geralmente em torno de março e abril de cada ano finalizando assim as inscrições, que são cada vez mais numerosas, centenas de participantes de dezenas de países passarão agora para uma nova fase do concurso.

Agora todas as inscrições serão analisadas pelos juízes e pontuadas de acordo com os critérios abaixo:

- Impressão (100 pontos)
- Criatividade (20 pontos)
- Composição Total e Harmonia com as Plantas (20 pontos)
- Harmonia dos Peixes com o Layout (20 pontos)
- Criação de uma atmosfera Natural (20 pontos)
- Condições das plantas aquáticas e análise do tempo de criação delas (20 pontos)

Totalizando uma pontuação máxima de 200 Pontos.

E é nesse período que se segue, entre o prazo final das inscrições até a tão esperada divulgação dos resultados, que os ânimos se agitam ansiosos para conhecer os grandes vencedores ou conferir as suas colocações e os sites e blogs mundo afora começam a postar possíveis vencedores e/ou entradas participantes.



1º Lugar 2007 - Dave Chow

Aproximadamente em Setembro é chegada a hora de saber quem são os melhores do mundo, e em grande estilo, é claro.

A Nature Aquarium Party é provavelmente o evento mais importante no mundo do Aquapaisagismo e é durante esse encontro que acontece em Niigata no QG da ADA ou em Tokyo no Japão que são premiados os campeões do IAPLC além de muitas outras atrações como palestras do próprio Mr. Amano, concursos de layouts instantâneos e muito mais.

Nature Aquarium Party 2005 - Takashi Amano com Vencedores
Foto por John Nakachima

Nature Aquarium Party 2005
Foto por John Nakachima

Agora que os resultados já foram divulgados, que tal guardá-los com você para sempre que quiser dar aquela relaxada? Para isso a ADA publica todo ano um livro com fotos de TODOS os participantes da última edição do concurso, além de uma descrição de como e por quem são julgados os aquários e comentários dos juízes e dos vencedores do ano, vale lembrar que os primeiros 500 colocados ganham o livro gratuitamente.



Livro do IAPLC 2007
Foto por Marcos Ricardo
Livro do IAPLC 2007
Foto por Marcos Ricardo

Por último, mas não menos importante tenho a obrigação de agradecer aos brasileiros que sempre estão lá representando o aquapaisagismo nacional e sempre nos trazendo boas colocações, obrigado a todos!



52º Lugar 2007 - Rony Suzuki

É isso aí pessoal, espero que tenha conseguido passar a vocês pelo menos um pouquinho do que é o IAPLC e do espírito que envolve todo esse concurso.

Nos vemos em breve. Abraços!

Dennis Quaresma.

0 comentários: