01 novembro 2008

Hyphessobrycon amandae

* ATENÇÃO: Se você viu este texto em outro lugar fora do Sekai, sem o nome dos autores e o link indicando este Blog, se trata de um plágio!!! Por favor nos avise por email ou comentário!







Nome popular: Foguinho
Nome científico: Hyphessobrycon amandae 

Família: Caracídeos/Characidae
Origem: América do Sul/Bacia do rio Araguaia
Sociabilidade: cardume - mais de 5 indivíduos
pH: 6.8
Temperatura: 24-28ºC
Tamanho adulto: 2 cm

Alimentação: Onívoro / aceita rações de todos os tipos desde que os pedaços caibam em sua boca diminuta. Daphnias e microvermes são ótimos alimentos vivos para complementar a alimentação desta espécie.
Dimorfismo Sexual: Fêmeas são maiores, tem a barriga arrendodada e cor pálida. Machos são mais esguios e a cor é mais escura e mais forte.
Comportamento: Pacíficos e tímidos, em número menor do que 5 indivíduos podem passar a maior parte do tempo escondidos. São muito ativos, cardumeiam quando se sentem desprotegidos ou ameaçados, como a maioria dos tetras. Quando se sentem seguros ficam o dia todo se perseguindo ou beliscando o aquário atrás de comida.
Reprodução: Em casais ou cardume. Apreciam um aquário bem plantado, com baixa iluminação e água escura. Os ovos são depositados no substrato.
Tamanho mínimo do aquário: 40 litros
Plantado: Altamente recomendados. Cardumeiam e são ótimos para nano aquários, não atacam plantas e não costumam pular.
Outras Informações: É um peixe de aparição sazonal em lojas, sendo difícil de encontrar e frequentemente estão subnutridos e fragilizados. Os exemplares criados ainda são raros e relativamete caros.

Fontes de Referência:

Chantal

0 comentários: