20 novembro 2008

Pogostemon helferi

* ATENÇÃO: Se você viu este texto em outro lugar fora do Sekai, sem o nome dos autores e o link indicando este Blog, se trata de um plágio!!! Por favor nos avise por email ou comentário!








Sob forte iluminação, em aquário de Rony Suzuky.

Nome popular: Downoi ("Dao noi", pequena estrela)
Nome científico: Pogostemon helferi 
Temperatura: 23 - 30°C
Origem: Ásia / Tailândia
pH: indiferente
GH: nunca muito baixo
Taxa de crescimento: Médio a Lento
Posicionamento no aquário: Planto frontal ou médio
Injeção de CO2: Não é necessária
Iluminação: Média a alta / fica mais baixa e compacta sob forte iluminação

Comentário: É uma planta nova no mundo aquarístico e era um dos meus sonhos de consumo, ganhei um ramo com duas mudas do Reinaldo e está se desenvolvendo muito bem, inclusive com vários brotos novos depois de uma poda. Apesar de ser uma planta de caule se parece muito com uma de roseta, pois não tem um crescimento vertical tão acentuado.
Quanto todas as suas necessidades são supridas, é uma planta fácil, crescendo e soltando mudas laterais. Mas alguns fatores podem desencadear o melting, em uma tradução literal "derretimento". Mudança brusca de parâmetros, excesso ou falta de algum nutriente ou CO2 são os fatores mais prováveis. As folhas da planta se desfazem rapidamente, especula-se que seja uma estratégia de sobrevivência quando se trata de espécies de Cryptocoryne pois resta o rizoma e surgem novas folhas adaptadas à situação. Mas na P. helferi, ocorre a perda total da planta.


Fontes:
Tropica
Aquarticles

Chantal

0 comentários: