12 abril 2009

Metriaclima estherae


Macho adulto com a boca cheia de alga


Macho jovem, nadadeiras ainda arredondadas


Dentinhos



Nome popular: Zebra, Red Zebra, OB Zebra
Nome científico: Metriaclima estherae, Konings, 1995 
Família: Cichlidae
Origem: África / Lago Malawi
Sociabilidade: Harém - 1 macho e várias fêmeas
pH: 7.8 a 8.6
Temperatura: 24 a 26ºC
Dureza da água: Dura
Tamanho adulto: 12 a 13cm para os machos e 10cm para as fêmeas

Alimentação: Na natureza se alimentam principalmente de algas, por isso quando mantidos em aquário é melhor evitar proteína animal em sua dieta. Então, ofereça rações à base de algas – spirulina por exemplo – e acrescente alga Nori à dieta. Por chegarem a se alimentar de Ephemeroptera e outros insetos na época das chuvas, as rações um pouco mais protéicas podem ser ministradas, porém, com muita parcimônia, então faça uso delas apenas uma vez por semana ou a cada 15 dias e em quantidade pequena para evitar o Malawi Bloat.

Dimorfismo sexual: O macho possui as nadadeiras anal e dorsal com as pontas mais finas, lembrando o formato de um “V” , suas cores são mais fortes e seu corpo é maior. Alguns podem apresentar cor azulada no corpo todo ou apenas nas nadadeiras (coisa que as fêmeas não possuem). A fêmea pode ser avermelhada / alaranjada ou "borrada" e as nadadeiras dorsal e anal são mais arredondadas nas pontas, lembrando um "U". O uso da avaliação da quantidade e forma de eggspots nas nadadeiras para determinar o sexo nesta espécie não é seguro, portanto nem deve ser levado em conta.

Comportamento: É agressivo como a maioria dos mbunas, mas sua agressividade é mais direcionada a machos da mesma espécie e outros peixes de cores semelhantes.

Reprodução: São ovíparos e incubadores bucais, ou seja, depois da desova e fertilização, a mãe guarda os ovos na boca. Como são peixes de harém é recomendado sempre manter pelo menos um macho e duas fêmeas, assim ele não ficará perseguindo uma única fêmea.

O processo todo tem início com o macho cavando o substrato de uma parte de seu território, depois disso ele irá se exibir para a fêmea e nadar atrás dela, os dois nadarão em círculos e ela irá desovar na areia e ele fertilizará os ovos logo em seguida. A fêmea irá então recolher os ovos com a boca e os manterá seguros até que eclodam e os filhotes atinjam tamanho o suficiente para se aventurarem pelo aquário.

Como no caso dos ciclídeos que desovam em substratos, os incubadores bucais também desenvolveram uma maneira de manter a oxigenação dos ovos alta, fazem isso ao sugar a água pela boca, ao mesmo tempo as fêmeas aproveitam para girá-los aumentando a oxigenação ainda mais.

O período entre a desova e a liberação dos filhotes costuma demorar cerca de 21 a 30 dias, depois que a desova ocorre duas alternativas podem ser escolhidas, ou se deixa a fêmea no aquário ou a transfere para outro onde ela não sofrerá nenhum estresse, mas se for transferir ela pode acabar se assustando e engolir os ovos, então fica a critério do aquarista.

Passado o período de incubação, caso a fêmea demore muito para soltar os filhotes naturalmente, pode ser usada uma técnica chamada “stripping fry” que consiste na retirada dos filhotes da boca da mãe pelo aquarista. Depois da liberação dos filhotes é aconselhado separar a fêmea e reforçar sua alimentação por alguns dias até que ela se recupere bem.

Tamanho mínimo do aquário: 100 litros para monoespécie e 200 litros para comunitários, por serem peixes que vivem entre as rochas, além do comprimento, outro fator importante é a largura do aquário devido ao hardscape.

Outras informações: O zebra é chamado de mbuna (fala-se ambuna) por viver perto das rochas. Seu nome científico já passou por algumas alterações desde sua descoberta, já foi chamado de Pseudotropheus zebra, Pseudotropheus estherae e há quem ainda o chame de Maylandia estherae. Além do laranja (vermelho) as variedades "borradas" e azuladas são as mais comuns, mas existem várias outras como: albino, dorsal negra, cobalto, azul borrado, dourado, entre outras. Procure não manter com outros peixes do mesmo gênero e aparência semelhante para evitar o risco de brigas e hibridizações.

A discussão entre o nome Maylandia estherae e Metriaclima estherae já ocorre faz algum tempo, os defensores do nome Metriaclima argumentam que Maylandia é apenas um nome dado em homenagem a uma pessoa (Hans Mayland) e que não descreve nenhuma característica do peixe, outro argumento é que normalmente nomes dados em homenagem devem ser usados no epíteto específico e não no gênero. Em 1997 um grupo de cientistas propuseram então o nome Metriaclima para o gênero já que Maylandia foi considerado nomen nudum (latim para "sem significado"). No final das contas os dois nomes ainda são usados, mas o que realmente possui um significado é o Metriaclima, que do grego pode ser traduzido como algo parecido com dorso / testa moderada (no caso um peixe sem aquele típico "galo" muito desenvolvido).

Um aquário ideal para os zebras deve possuir pelo menos 1 metro de frente e 40cm de largura, o substrato deve ser bem fino para facilitar as escavações que eles fazem. As rochas devem ser cuidadosamente bem enterradas e (se for o caso) apoiadas umas às outras, pois conforme eles escavam é perigoso haver desabamentos e nisso um peixe pode ficar preso ou então uma rocha pode bater no vidro e trincá-lo. Prepare-se para desfrutar da companhia deste ciclídeo tão colorido por um bom tempo, pois eles podem viver cerca de 10 anos!

Cinthia Emerich

Bibliografia consultada

1 comentários:

Flavio Carvalho disse...

Perfect...
Tanto as imagens quanto as informações aqui descritas.
Parabéns mais uma vez pela qualidade da ficha.

Flavio Carvalho