22 setembro 2009

Pseudomugil signifer



Detalhe do olho azul iridiscente.


Nome popular: "Pacific Blue Eye"
Nome científico: Pseudomugil signifer Kner, 1966

Família: Pseudomugilidae
Origem: Ásia e Oceania / Norte da Austrália, Sul de Nova Guiné e Ilhas Aru.
Sociabilidade: Cardume
pH: 6.5 - 7.5
Dureza: 12º-15º H
Temperatura: 23-28º
Tamanho adulto: 7 cm

Alimentação: Onívoro / Predador de plâncton / Aceita bem qualquer tipo de ração. Alimentos vivos devem ser oferecidos sempre, para manter a saúde e incentivar a reprodução.

Comportamento: É bastante ativo, nadando na parte superior e média do aquário, gostam de se abrigar entre plantas flutuantes. O ideal é manter em uma proporção de mais fêmeas para machos, pois os mesmos assediam as fêmeas e gostam de disputar com outros machos, e até outros peixes do aquário, abrindo suas belas nadadeiras. Não são muito tímidos, e aparentemente não se incomodam tanto quanto tetras quando estão em número abaixo do adequado, embora o ideal seja pelo menos 6 exemplares.


Macho exibindo as nadadeiras em duelo com peixe de outra espécie.

Dimorfismo Sexual: Machos são maiores e tem as nadadeiras dorsais e anais extendidas e coloração mais intensa que as fêmeas. Fêmeas maduras tem o ventre mais volumoso.

Reprodução: Em grupo com predominância de fêmeas. Os machos podem se tornar agressivos, por causa disso é bom adicionar abrigos e monitorar a saúde das fêmeas. Um pequeno aquário com um filtro de espuma pode ser utilizado. Deve-se manter o pH 7.5 e a dureza elevada. O local de desova pode ser um maciço de plantas como o musgo de java ou uma "bruxinha" ( mop ) de lã usada na reprodução de killis e devem ficar próximos ao fundo do aquário. Para evitar a predação dos ovos pode-se separar os adultos ou o substrato de postura. A fêmea desova cerca de 10 ovos a cada 24 horas, não sendo uma espécie muito prolífica. Os ovos demoram cerca de 16 dias para eclodir, na tempertura mais alta. Os alevinos nascem relativamente grandes e devem ser alimentados com náuplios de artêmia.

Tamanho mínimo do aquário: 40 litros

Configuração do aquário: Eles estão distribuídos por uma grande extensão e variedade de habitats, desde ambientes estuarianos, mangues até riachos de florestas. O aquário deve ter água cristalina e muita vegetação, em especial plantas altas e flutuantes. Apreciam leve salinidade, mas jamais adicionar sal ao aquário se estiver mantendo também peixes de couro ou outros sensíveis ao sal.

Companheiros ideais: Outros peixes igualmente pacíficos, caramujos e pequenos camarões. Não devem ser mantidos com qualquer peixe grande o suficiente para intimidá-los, ou os tranformarem em petisco de luxo.

Outras Informações: Existem cerca de 15 variedades espalhadas em diversos habitats, de água doce ou estuarianos. O nome popular significa "Olho-azul Pacífico", e com razão, o olho tem um belíssimo brilho azul iridiscente, como vários de seus companheiros de gênero. A cor do corpo pode variar entre oliva, bege e amarelo translucente. As nadadeiras podem ser mais ou menos alongadas, amarelas com detalhes pretos, brancos ou ambos. Nos machos há uma faixa de cor preta no topo da nadadeira peitoral, que é erguida nos rituais de exibição. Algumas populações exibem rebordos pretos nas escamas, outras tem uma série de pontos brilhantes na lateral. O tamanho também varia entre as populações, enquanto algumas raramente passam de 4-5cm, outras podem chegar até 7 cm!
Graças a essas diferenças já chegaram a ser classificados em duas espécies diferentes, Pseudomugil signata e Pseudomugil signifer, mas estudos usando análise eletroforética mostraram que são cientificamente a mesma espécie. Só que recentemente estudos comportamentais demonstraram que populações muito opostas não irão cruzar, levantando novamente a hipótese de que realmente sejam duas espécies diferentes.

Bibliografia consultada:

Fishbase
Aquatic Community
Rainbowfishes
Seriously Fish

Chantal

0 comentários: