08 novembro 2009

Limnobium laevigatum

Planta média


Mudas de estolhos


Face inferior e raízes.

Nome científico: Limnobium laevigatum - (Wildenow) Heine 1968
Nome comum: Limnobium, Amazon Frogbit

Temperatura: 18ºC a 30ºC
Origem: América Central e do Sul
Taxa de crescimento: Rápido
Posicionamento no aquário: Superfície
Tamanho: Até 10cm de diâmetro
Dificuldade: Fácil
Iluminação: Fraca a Forte
pH: 5.0 a 8.0
Dureza: Mole a Dura

Comentários: É uma planta muito decorativa, podendo ser colocada em aquários ou lagos. As longas raízes podem servir de abrigo para peixes e alevinos e as folhas criam áreas de sombreamento em plantados, ideais para peixes tímidos e plantas adaptadas para baixa iluminação. As folhas são orbiculares (redondas) e podem ficar levemente cordiformes em plantas maiores, a cor varia de verde médio a um belo verde escuro de acordo com a intensidade da iluminação. Quando está sob luz forte exibe uma série de estrias acastanhadas que deixam a planta com aspecto muito bonito.

Folha nova e estriada.

A parte de baixo da folha é inflada com uma série de pequenas câmaras de ar dispostas como uma colmédia, este tecido é denominado aerênquima e serve para melhorar a flutuabilidade da planta. O tamanho deste tecido é muito variável entre as mudas, algumas tem as folhas chatas, enquanto outras parecem um balão. A aparência é muito interessante, e pode ser observada na foto abaixo:
Estruturas preenchidas de ar.

A propagação por estolhos é muito rápida, podendo cobrir uma grande superfície em poucos dias. Também pode se propagar por sementes, mas a floração não ocorre com frequência em aquários Para controlar a população sugere-se retirar parte das plantas regularmente ou fazer uma barreira com algum material flutuante, como um círculo de mangueira plástica.

Esta planta tem flores dióicas, ou seja, apresenta uma flor feminina e uma masculina, sendo que a aparência das duas é muito diferente.
A flor feminina é levemente amarelada e tem um formato peculiar, é estrelada com textura aveludada, medindo poucos milímetros.
A flor masculina é branca levemente rosada, tem três sépalas e três pétalas e um pequeno conjunto de estames (órgãos masculinos) cobertos de pólen.

Flor feminina

Flor feminina

Flor masculina

Flor masculina, comparação de tamanho com folhas de Phyllanthus fluitans.

Consome muitos nutrientes na água, sendo útil para auxiliar o combate às algas. Se a coluna d'água for baixa as suas raízes podem se fixar no substrato, mudando a estrutura da planta, que fica com folhas cordiformes acima da superfície e com pecíolos mais longos.

É muito tolerante a várias condições de iluminação e temperatura, podendo ser usada em ambientes externos em lugares mais frios ou sombreados. Essa resistência a torna uma planta invasiva, sendo catalogada como praga em potencial e encontrada em lagos e rios de muitos países onde sua ocorrência não é natural. Na natureza é encontrada em corpos de água parada ou de fluxo lento, também na Amazônia, sendo adequada para aquários biótopos da região.

Esta ficha foi atualizada em 23/04/2012 para inclusão de detalhes e fotos

0 comentários: